O guia definitivo do Copywriting

O que é o copywriting?

Por que escrever sobre Copywriting?

O Copywriting é fundamental para o sucesso online nesse nosso mundo cada vez mais digital. Design, marketing de conteúdo, SEO e escala também são elementos que fazem parte de um plano de marketing digital completo, mas o copywriting é a cola que junta tudo isso.

É a Copy que estabelece as bases para o marketing de conteúdo, o SEO e o crescimento exponencial (a escala). Escrever uma ótima Copy fará com que você converta mais leitores em clientes.

Foi por isso que fiz esse guia. Para lhe dar uma vantagem quando for escrever uma carta de vendas, tanto para o mundo on-line quanto para o off-line.

De acordo com o Wikipedia, o Copywriting é:

(…) algum tipo de conteúdo escrito transmitido através de mídia on-line e materiais impressos. Uma “copy” (ou carta de vendas) é um conteúdo usado principalmente para fins de publicidade ou marketing. Este tipo de material (…) é muitas vezes usado para persuadir uma pessoa ou grupo, bem como para aumentar a consciência da marca. O objetivo final da “copy” é fazer com que o leitor tome uma determinada ação.

Para quem é este guia?

Escrevi esse guia pensando nos empresários, empreendedores, vendedores, blogueiros e qualquer outra pessoa que precise escrever uma Copy (carta de vendas) para alcançar um público maior e vender com mais eficiência.

Se você está escrevendo uma Copy para vender mais on-line ou para ter mais seguidores, então este guia é para você.

O que exatamente é o copywriting?

O Copywriting é a arte e a ciência de se escrever uma Copy – uma carta de vendas – (palavras usadas em páginas da web, anúncios, materiais promocionais, etc) que vende seu produto ou serviço e convence os potenciais clientes a tomar uma ação (CTA – Call To Action).

É como se contratássemos um vendedor para “falar” com todos os nossos clientes. Uma equipe de vendas contata os clientes individualmente, ou seja, um por vez.

Mas um copywriter atinge todos eles de uma só vez por meio de outdoors, anúncios de revistas, cartas de vendas, postagens de blog e várias outras maneiras.

Como usar este guia?

Cada capítulo é independente e pode ser lido separadamente, mas para tirar o máximo proveito do conteúdo, sugiro ler o material desde o início, sem pular os capítulos e executar os exercícios. Depois você poderá voltar aqui e usar este guia como referência sempre que desejar.


Capítulo 1 – Criando uma Base Sólida

Criando uma base sólida

O primeiro passo é criar uma base sólida, catalogando os benefícios e recursos do seu produto e definindo quem são seus clientes-alvo. Este capítulo lhe guiará através de um passo a passo sobre como conduzir a pesquisa inicial que criará as bases para a Copy que você vai escrever.

Ir Para o Capítulo Um


Capítulo 2 – Como Compreender Seu Cliente e Escrever Uma Copy Mais Atraente

Copywriting - Como entender melhor o seu cliente e escrever cartas de vendas mais atrativas.

Depois de definido quem é o seu cliente, é preciso conhecê-lo. Quanto mais pesquisas você fizer, mais fácil será escrever cartas de vendas convincentes, que “conversem” com seus clientes-alvo. Isso envolve a realização de uma pesquisa simples para entender melhor seus clientes potenciais e aprender que linguagem eles usam para descrever seu produto ou serviço.

Ir Para o Capítulo 2 (em breve)


Capítulo 3 – Como Escrever Títulos Que Chamam a Atenção

Copywriting - Como escrever títulos que chamam a atenção

É muito comum ouvir um Copywriter falar sobre a importância de se escrever títulos que chamem a atenção do leitor. Alguns dizems que temos apenas dois segundos para ganhar ou perder um clique de mouse que leve o leitor para nossa carta de vendas. Este capítulo explica por que os títulos são tão importantes e lhe orienta através dos quatro “U’s” sobre como escrever títulos que chamam a atenção e convertem.

Ir Para o Capítulo 3 (em breve)


Capítulo 4 – 4 Segredos de Persuasão de Copywriters Professionais

Copywriting - Os segredos dos Copywriters profissionais

A medida que for estudando o tema, você perceberá que existe uma arte e uma ciência para o Copywriting. Este capítulo aborda algumas das técnicas que copywriters profissionais usam para escrever cartas de vendas persuasivas. Você aprenderá a importância dos ‘benefícios’ em relação às ‘características’, a necessidade de ser o mais específico possível, como as emoções estão ligadas à tomada de decisão e, consequentemente, à venda, e como usar depoimentos para aumentar a credibilidade de sua Copy.

Ir Para o Capítulo 4 (em breve)


Capítulo 5 – Por Que a Sua Copy Não Deve Ser Sobre Você e Mais 6 Dicas Comprovadas Para Uma Escrita Melhor

Copywriting - Por que a sua copy não deve ser sobre você

Você não precisa ser o melhor aluno da sala para ser um bom Copywriter, mas você precisa escrever bem o suficiente para comunicar claramente a sua mensagem e para não perder credibilidade com erros de gramática e erros de digitação. Este capítulo ensina tudo, desde ‘porque sua Copy não deve ser focada unicamente em você’, até ‘porque você precisa ter toda a sua Copy editada’.

Ir Para o Capítulo 5 (em breve)


Capítulo 6 – 5 Segredos Para Uma Copy Poderosa Que Convence Seu Cliente a Comprar

Copywriting - Cinco segredos para cartas de vendas poderosas

A base deste capítulo são as dicas do capítulo anterior. Você verá mais técnicas para uma Copy poderosa e que convence seus clientes a comprar. Aprenderá por que é preciso fazer com que as pessoas se sintam como parte de um grupo, como convencer seus clientes de que eles estão recebendo uma oferta exclusiva, como provar o valor do seu produto, por que você precisa posicionar a sua empresa (ou você mesmo) como uma autoridade, e como fornecer razões convincentes a seus clientes para que eles escolham a ti em vez de escolher a concorrência.

Ir Para o Capítulo 6 (em breve)


Capítulo 7 – Como fechar o negócio com a sua Copy

Copywriting - Como fechar um negocio com sua carta de vendas

Agora que nós abordamos diversos pontos relacionados a uma carta de vendas eficaz, precisamos analisar como fechar o negócio com sua Copy. No mundo das vendas tradicionais isto é conhecido como ‘fechar a venda’. No copywriting chamamos esta técnica de ‘chamada para a ação’ (ou ‘call to action’ em inglês – também conhecido como CTA). Fazemos isso criando um sentido da urgência, fazendo uma oferta atraente e fornecendo uma garantia.

Ir Para o Capítulo 7 (em breve)


Capítulo 8 – Cartas Longas X Curtas – Qual é a melhor?

Cartas Longas X Curtas - Qual é a melhor?

Um dos debates mais antigos entre Copywriters e a comunidade do marketing digital é sobre o que é melhor – uma Copy longa ou uma curta. A resposta é que ambas funcionam em situações diferentes, e este capítulo fornece princípios para guiá-lo em sua escolha de quando usar uma ou a outra.

Ir Para o Capítulo 8 (em breve)


Capítulo 9 – Como Combinar Escrita e Design para obter Ótimos Resultados

Copywriting - Como Combinar Escrita e Design para obter Ótimos Resultados

O outro longo debate que acontece no mundo dos Copywriters é sobre o que é mais importante: a Copy ou o Design. A resposta é: ambos, mas apenas quando combinados corretamente. Este capítulo ensinará a usar a Copy (o texto) e o Design juntos para alcançar ótimos resultados.

Ir Para o Capítulo 9 (em breve)


Capítulo 10 – A Regra De Ouro De Uma Copy — Testar, Testar, e Testar novamente

A Regra De Ouro De Uma Copy — Testar, Testar, e Testar novamente

Para escrever uma Copy persuasiva, você precisa aprender a testar, testar e testar um pouco mais. Testar revela qual título ou texto (copy) é mais eficaz e que versões convencem mais os clientes para se inscreverem ou comprarem. Sem testes, você confia em seu intestino, que tem sido provado repetidas vezes ser incapaz de prever como as pessoas vão reagir a diferentes versões da Copy. Aprenda algumas fórmulas simples que você poderá usar imediatamente.

Ir Para o Capítulo 10 (em breve)